SWASTIKA

>> segunda-feira, maio 22, 2006

Conhecem este simbolo?

E este simbolo conhecem?
Conseguem ver as diferenças?
Exeptuando as cores e a forma de representação podemos dizer que é exactamente o mesmo simbolo, a swastika (do Sanscrito स्वस्तिक svastika) é uma cruz equilateral com os braços dobrados em angulos rectos quer para a esquerda quer para a direita. A swastika é um simbolo sagrado no Hinduismo, Jainismo e Budismo. No entanto no ocidente é reconhecido como o simbolo do Nazismo.

Na antiguidade, a Swastika foi usada extensivamente pelos povos Indo-Arianos, Hittitas, Celtas e Gregos, entre outros. A Swastika é um simbolo sagrado em várias religiões orientais. A sua presença é tambem notada em culturas Europeias, Africanas e de Americanos Nativos.

Os registos mais antigos deste simbolo remontam ao neolitico. o simbolo foi encontrado em cacos na provincia do Irão, Khuzestão, Datando de 5 mil anos antes de cristo. Nos inicios da idade do Bronze aparece como parte de vasos e potes encontrados em Sintasha.

Simbolos similares a Swastikas aparecem em desenhos da idade do Bronze e idade do Ferro do Caucaso e Azerbeijão.

Até 1933/34 o simbolo era bastante usado por muitas companhias e paises, fazendo parte da representação de muitas unidades militares, na Finlandia ( onde recentemente começou a ser usada novamente) nos Estados Unidos e Letonia. Alem de ser extensivamente usada como simbolo comercial de muitas empresas.

No ocidente este simbolo foi desacreditado e uma conotação de simbolo do mal acabou por destruir uma história de milhares de anos relacionando-o com boa sorte e felicidade.

Os Nazis são um exemplo de como um simbolo bom pode ser levado para o mal.

No entanto no Oriente este simbolo ainda mantem a sua boa aura :). por isso se por acaso forem ao oriente e virem Suastikas :) não levem a mal :) é uma boa coisa lá!!!

1 comentários:

Laudinha 23 maio, 2006 16:07  

Feito com velinhas até parece mais bonito ;)

Numeros que mudam

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Blogger template Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP