As tréguas de 1914

>> terça-feira, dezembro 26, 2006


Ano de 1914, 24 Dezembro, a Europa estava em guerra, na frente ocidental de um lado a França e Inglaterra do outro a Alemanha. No meio do conflito milhares de homens que simplesmente queriam estar em casa a comemorar o Natal com a sua família.

Os soldados alemães decidiram começar a decorar as ávores perto das trincheiras com velas, e cantar musicas de natal, mais precisamente Silent Nacht (Noite de Paz), do outro lado da terra de ninguem os soldados ingleses responderam cantando musicas de Natal em inglês.
(imagem ao lado: local da trégua de 1914)

Ambos os lados acabaram por começar a gritar desejos de feliz Natal, pouco tempo depois ouve gritos nas linhas para pedirem para atravessar a "terra de ninguém" e conhecer quem estava do outro lado, foram trocadas pequenos presentes - Whisky, Geleias, Cigarros, o pouco que tinham disponível.

A artilharia parou durante essa noite.

A trégua foi aproveitada para dar enterros condignos a companheiros que se encontravam caídos na "terra de ninguem", de ambos os lados os soldados prestaram homenagem aos colegas mortos e rezaram em conjunto.

A trégua espalhou-se por vários locais da frente ocidental e existem histórias que falam da existência de um jogo de futebol entre os soldados Alemães e Ingleses, que a Alemanha venceu por 3:2

A trégua durou a véspera de natal e do dia 25, em alguns locais durou até ao dia de ano novo.

Esta história mostra-nos soldados que preferiam estar em casa do que a matar o seu semelhante só porque ele tinha uma roupa diferente e falava uma língua diferente. Os lideres que estavam a centenas de quilómetros da frente e que comandavam a guerra não viam pessoas, só números.

Durante a Páscoa de 1916, uma trégua semelhante teve lugar na frente Leste.

0 comentários:

Numeros que mudam

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Blogger template Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP